Ficamos responsáveis por responder as questões do blog DLIPLOARTE postadas no blog-mãe (http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/06/tarefa-da-semana.html#comments). Segue:

1) Qual a inovação trazida por Jean Mabillon no seu tratado 'De re diplomática'? O que influenciou para a diplomática de hoje?

Em 1861 Jean Mabillon trouxe em seu tratado de seis partes intitulado De re diplomática libri VI a inovação das regras para estas considerarem tanto o contexto externo ao documento como também o seu conteúdo física e intelectualmente permitindo o exame das partes separadamente.

A partir da divulgação dos métodos de Mabillon começaram a ser publicados pela Europa tratados e manuais diplomáticos e a disciplina diplomática passou integrar os estudos jurídicos.

2) No que consistia a diplomática arquivística? Quais eram suas bases?

Em 1970 foi criada uma Comissão Internacional de Diplomática que visava o desenvolvimento científico da disciplina passou a definí-la por "ciência que estuda a tradição, a forma e a elaboração dos atos escritos" (COMISÍON INTERNACIONAL DE DIPLOMÁTICA, apud, GALENDE DÍAZ; RUIPEREZ GARCIA, 2003, p. 16).

Nesse mesmo ano, com o intuito de desenvolver uma Diplomática mais moderna, Christopher Brooke convocou os arquivistas da British Columbia University (Canadá), o que culminou na II Conferência Européia de Arquivos promovida pelo Conselho Internacional de Arquivos fazendo referência acerca do crescente interesse dos arquivistas norte-americanos e europeus em retomar e adaptar a diplomática ao documentos modernos, e a recomendação de que se desenvolvessem, para tanto,pesquisas sobre a tipologia do documento.

Nesse contexto surge a chamada Diplomática moderna ou Diplomática Arquivística com a preocupação mais focada na tipologia documental.

3) Segundo Duranti, documentos dispositivos e probatórios - identificados na Idade Média, não são mais suficientes. Por que?

Na Idade Média foram identificadas duas categorias documentais: Documento Dispositivo e Documento Probatório. A partir do aumento da quantidade de documentos produzidos hoje, essas categorias deixaram de ser suficientes para abranger a variedade de documentos gerados na burocracia moderna. Segundo Duranti (1995, p. 56) isso se deve porque as pessoas começam a criar documentos com o propósito de comunicar fatos, sentimentos e pensamentos, e atos jurídicos e especificamente aqueles definidos como transações, começaram a resultar de uma combinação de atos relacionados, jurídicos ou não-jurídicos, cada uma produzindo um documento". Identificou-se então ao menos mais duas categorias documentais: Documentos de Apoio e Documentos Narrativos.

2 comentários:

Thaiane Honda disse...

http://diploarte.blogspot.com/2010/06/blog-de-cara-nova.html

Pessoal, mudamos o layout do Blog e precisamos da opinião de vocês para saber se ele agradou...
Aguardamos sua participação.

Gratos,
Diploarte.

Kelly Pontes disse...

Olá pessoal, Fizemos uma postagem para prova. Alguns conceitos e links importantes para nosso estudo.
Vamos discutir possíveis dúvidas através dele?!

Blog Hora de Comunicar

Postar um comentário

Seguidores