Vista da janela em Le Gras - Joseph Niépce (1826)

Quando hoje em dia fazemos uma fotografia digital com uma facilidade irrisória esquecemo-nos de como era complexo e moroso o processo fotográfico em tempos mais recuados. Afinal de contas tudo começou apenas há menos de 150 anos com esta imagem das traseiras da sua casa que Joseph Niépce conseguiu reproduzir de modo duradouro. Desde então, momentos pioneiros têm marcado a história da fotografia quer por razões técnicas, quer estéticas. O conjunto de imagens que aqui se reúnem são uma selecção de alguns desses momentos. São as primeiras do seu género.

Joseph Niépce, que era um químico, deve ter "inventado" a fotografia levado pelo seu espírito científico. Mais tarde este processo foi aperfeiçoado pelo seu contemporâneo Daguerre, um pintor que viu ali um meio artístico promissor. Foi ele quem teve o arrojo de realizar a primeira fotografia de nus, um género que era então comum na pintura.

Dois nus de pé - Louis Daguerre (1839)

Nadar foi igualmente pintor antes de se tornar um dos mais famosos fotógrafos de Paris. Conseguiu este estatuto porque atraiu as maiores personalidades da época para o seu estúdio, onde as retratava. Mas Nadar deu início a um novo e arriscado género, a fotografia aérea. A bordo de um balão percorreu os céus de França e realizou centenas de chapas que, infelizmente, resistiram mal ao passar do tempo. Outros lhe seguiram as pisadas, como Wallace Black.

Vista aérea de Boston - James Wallace Black (1860)

Embora seja um caso isolado, a primeira fotografia a cores é mais antiga do que se pensa. O seu autor foi James Clerk Maxwell. Ainda hoje não se sabe ao certo qual foi o processo químico que utilizou para reproduzir as cores.

Fita de lã - James Clerk Maxwell (1861)

A primeira fotografia do espaço foi realizada em 1946 por uma câmara a bordo de um míssil V-2. Ao ascender a uma altitude superior a 100 km, o engenho permitiu fotografar distintamente a superfície curva da Terra recortada no fundo negro do céu e, embora a câmara tivesse ficado desfeita com a queda no solo, o filme contido no seu interior sobreviveu para nos revelar pela primeira vez estas fascinantes imagens.

A Terra vista do Espaço (1946)

E o interesse por este género continuou. Alguns anos mais tarde teríamos o privilégio e a emoção de ver pela primeira vez o nosso planeta inteiro e a cores graças a uma câmara montada na nave espacial americana Apollo 8. Estávamos no natal de 1968 e esta fotografia foi o mais belo presente da humanidade nesse ano.

O nascer da Terra (1968)


Publicado originalmente na Obvious Magazine

1 comentários:

AUGUSTO LITRAN – (61) 3627-8064/ CRECI : 16.782 GO disse...

Boa tarde,

Adoramos sua postagem!!!

Aproveitamos para propor nosso último desafio para o semestre, tem premiação para o primeiro blog que executar corretamente a tarefa.

Dê uma conferida e participe!!!!

Escoteiros Diplomáticos.
http://escoteirosdiplomaticos.blogspot.com

Postar um comentário

Seguidores